Como tomar a decisão certa para mudar o seu estilo de vida?

Como tomar a decisão certa para mudar o seu estilo de vida?

Como tomar a decisão certa para mudar o seu estilo de vida?

Você olha para sua vida, não gosta muito do que vê, pesquisa um pouco, vê pessoas vivendo estilos de vida muito bacanas, opções que parecem maravilhosas e pensa: vou mudar meu estilo de vida. Ok, pode ser uma boa ideia, mas aí vem a pergunta crucial: como fazer isso?

Bom, mudar é possível, claro. E é bom, especialmente se aquilo que você está vivendo não lhe faz feliz. Mas antes de começar a fazer mudanças na sua vida você precisa parar mais uma vez e se perguntar por que quer mudar. É aquela ideia que a gente sempre gosta de reforçar: antes de realizar qualquer mudança você precisa descobrir quem você é e o que você quer da sua vida.

E o primeiro passo para iniciar essa análise e descobrir por que mudar seu estilo de vida, é listar seus valores. Isso porque o estilo de vida está diretamente relacionado aos seus valores. O seu estilo de vida é um veículo para que você possa viver esses valores na maior parte do seu tempo. Ele é um contexto, um meio que lhe permite viver os valores e não o contrário. Enquanto você não tem uma clareza de quais são seus valores, não consegue definir um estilo de vida que serve para você.

Quando você vive um estilo de vida que está desalinhado com esses valores, você sente um descompasso na vida. Vai ser ruim mesmo. Principalmente porque não há uma integração. É como se alguma coisa estivesse fora do eixo. Por isso, antes de escolher um estilo de vida, você precisa conhecer as características dele e ver se elas conversam com seus valores.

Isso nos leva ao segundo passo: Quando estiver mais claro qual é o estilo de vida que melhor lhe serve a partir dos seus valores e dos objetivos que você busca, é hora de investigar do que você precisa abrir mão para ingressar nesse estilo de vida. Isso mesmo, gostamos sempre de olhar o que vamos ganhar com a mudança e isso é ótimo, claro, mas ignorar e não ter consciência do que você vai deixar para trás é receita de desastre em processos de mudança.

Um estilo de vida pressupõe uma renúncia e você precisa estar muito confortável com aquilo que está renunciando. Faça uma lista de coisas que são essenciais para sua vida e a partir daí veja o que não vai ser possível ter no seu novo estilo de vida. Por exemplo, se você quiser viver como Nômade Digital, trabalhando e viajando pelo mundo, é garantido que você perderá o contato íntimo e frequente com familiares e amigos. Faz parte desse modelo de vida. Se família for um valor essencial para você saiba que viver meses nesse estilo de vida podem acabar sendo prejudiciais para a sua saúde emocional. E aquela mudança tão sonhada acaba não funcionando. Lembre-se, suas renúncias não podem agredir seus valores. Essa é a regra de ouro para qualquer transição que você faça na sua vida.

Só depois que você fizer esses passos é que vai começar a pensar em como mudar o estilo de vida porque esse processo tem um resultado importante: ele te ajuda a reduzir a quantidade de opções e facilita a definição da melhor forma de fazer essa mudança, a identificar o seu “como”.

E esse “como”é único. É importante você entender que a maneira como você vai fazer essa transição vai ser só sua, não é igual a de outras pessoas. Cada pessoa faz do seu jeito.

É bom lembrar também que nem sempre é preciso mudar completamente o estilo de vida. Às vezes, ao fazer esse exercício de olhar para dentro, você pode perceber que o estilo de vida que está vivendo está de acordo com seus valores e seus objetivos. Tudo que precisa é fazer alguns pequenos ajustes para vivê-lo de uma forma melhor.

Por fim, se você decidiu que quer realmente mudar, temos uma última dica: antes de mergulhar de cabeça no seu novo estilo de vida, faça um teste! Experimente e veja se aquilo realmente vai lhe fazer feliz e se está alinhado com o que busca. Só depois é que você vai, de fato, colocar em prática essa mudança.

[Créditos da foto: Eddy Klaus]

Mudar estilo de Vida



Posts mais vistos


  • BAIXE NOSSO E-BOOK

shares